quinta-feira, 18 de junho de 2009

A ECOSFERA

A Biosfera é razoavelmente conhecida, é a esfera da vida, junção dos elementos que são pré-requisitos para o surgimento da vida, a atmosfera e a geoesfera. Um pouco menos conhecida é a Tecnosfera, trata-se da esfera criada pelo uso dos elementos da atmosfera e da geoesfera na formação de uma tecnologia, que passa a interagir, influenciar e determinar mudanças na Biosfera.
Uma esfera que abrange todas as anteriormente comentadas é a Noosfera, conceito desenvolvido e criado por Theilard Chardin, trata-se da esfera de influência mental e espiritual do Ser Humano, e está diretamente ligada ao uso e controle da tecnosfera.
Se observarmos atentamente a história das civilizações que já existiram, as pistas de tecnologias desenvolvidas, algumas provavelmente muito superiores à atual, podemos inferir que um dos desafios, talvez o maior e mais importante, de cada civilização seja o de saber utilizar, controlar e direcionar a Tecnosfera através da Noosfera. Com a atual crise ecológica que estamos passando, tudo indica que estamos perdendo esse desafio.
Talvez a dificuldade dessa atual civilização seja a dicotomia, a separação do uso da mente humana, dos lóbulos cerebrais, racionais e intuitivos, e por isso a Humanidade atual não consegue formar uma Noosfera forte que consiga direcionar e controlar a Tecnosfera, muito menos conseguirá chegar ao último estágio, a Ecosfera.
A Ecosfera, conceito que desenvolvi no livro "A Sombra da Fênix" (aguardando publicação), é a esfera que engloba todas as esferas, inclusive a Noosfera, sua distinção está no mecanismo de sua criação. A Ecosfera nasce quando a Noosfera atinge um nível mental-espiritual crítico que desencadeia uma tomada de consciência coletiva quase instantânea. A partir desse desencadeamento ocorre um eco-efeito, um efeito de junção, unificação, uma amálgama (união indissolúvel) de todas as esferas, nesse momento nasce a Ecosfera.
A Ecosfera é o ambiente de máxima estabilidade ecológica, pois todos os elementos que compõem essa esfera, principalmente o Ser Humano, são conscientes da manutenção do equílibrio ecológico em todas as esferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário