domingo, 24 de junho de 2012

Formação contínua e técnica dos conselhos de controle social em prol da qualidade social da educação no Brasil*.


Jordanna Maria Nunes Costa[1]
Universidade de Brasília, Brasil[2]

*Apresentado no XIII Encuentro Internacional Virtua Educa Panamá 2012  - Panamá City, junho de 2012.

Resumo
O presente artigo tem como propósito discutir o processo de formação continuada e técnica dos conselhos de controle social, considerando o complexo movimento de descentralização de recursos financeiros da educação e os principais desafios enfrentados por esses colegiados representativos da comunidade escolar, e ainda, sob a perspectiva dos programas educacionais – Pró-conselho e Formação pela escola – que buscam fortalecer os mecanismos de participação desses conselhos, legitimando-os no desenvolvimento e avaliação de políticas públicas educacionais que assegurem a qualidade social da educação escolar.

Palavras-chave
Educação; conselhos de controle social; conselho municipal de educação; Pró-conselho; Formação pela escola.
           




[1]              Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Sistemas Educacionais da Universidade de Brasília (UnB). Servidora pública federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
[2]              A apresentação deste trabalho no XIII Encuentro Internacional Virtual Educa Panamá 2012 teve apoio financeiro do Departamento de Pós-Graduação (DPP) da Universidade de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário